Games que tem a ficção científica como tema principal são um prato cheio para os artistas inventarem novas criaturas. No game Half-Life, o protagonista Gordon Freeman se depara com uma fauna interdimensional durante sua trajetória para salvar o mundo.
O Houndeye possui apenas 3 pernas e no lugar da cabeça, um olho composto parecido com o de um inseto. Ele apresenta um comportamento social quando é encontrado em grupos de 3, disparando uma onda sônica sincronizada. Uma curiosidade é que o seu design foi inspirado em um gato chamado Tripod que vivia na vizinhança de um dos artistas responsáveis.
Uma criatura balão que não foi utilizada no jogo, lembra um pouco as ideias do
Carl Sagan.
O Barnacle é uma criatura séssil, ele se alimenta de organismos que passam embaixo do lugar em que ele está agarrado usando sua língua grudenta.
Headcrabs, uma inimigo clássico, provavelmente inspirado nos
facehuggers da série alien. Esse com o "testículo" pendurado é o estágio final do desenvolvimento deles. Se agarram à face do hospedeiro o transformando em zumbi.
Mais uma criatura cortada, era para ser uma macro-vírus utilizado em guerras. Interessante, engraçado é que recentemente encontraram
vírus gigantes, mas é claro não são macroscópicos como o Sacktick da imagem deveria ser no jogo.
Antlions, totalmente inspirado em animais coloniais tais como cupins, na imagem várias castas e uma fase larval.
Fonte: Half-Life 2: Raising the bar.